Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A arte Naif de Alexandre Filho

Arte Naif de Luiz Tananduba

Tota

Biografia

Antonio Pascoal Regis, o Tota, nasceu em 1932 na cidade pernambucana de Tracunhaém, um dos principais polos de produção de cerâmica do nordeste. Vindo da mais pura tradição dos oleiros de sua cidade, Tota dedicou-se a esta arte desde cedo, tendo sido inclusive operário de cerâmicas industriais em São Paulo. Mudou-se em 1968 para João Pessoa, onde faleceu em 2002. Suas peças utilitárias e decorativas eram produzidas com barro colhido em jazidas da região que ele próprio preparava, pisando e peneirando. São marcantes suas cabeças e suas figuras humanas em estilo expressionista. Tota usava torno de oleiro de pé e outras técnicas de modelagem, decorava com esmaltes de tons variados, e queimava suas peças em rústico forno a lenha. Realizou várias exposições e deixou um acervo significativo de obras em museus e coleções particulares.

Temilson Bezerra Régis

Temilson Bezerra Régis (1962-     ), nasceu em Itabaiana-SE, e reside em João Pessoa-PB. Seu pai Tota-Antonio Paschoal Regis, falecido em 2003, foi um conceituado ceramista do estado da Paraíba.
Temilsom deu continuidade ao ofício do pai mas com uma linguagem pessoal e ingênua. O artista modela, usando torno manual, principalmente, figuras humanas que dá o nome de ”Bonecas do nordeste da fazenda com o olho no céu” - diferenciadas por terem seus grandes olhos voltados para o céu.
Suas peças são queimadas em rústico forno a lenha, monoqueima, durante 7 horas. A decoração é realizada com tinta fria e podem ser adquirias diretamente em seu ateliê.

Denise Costa

A artista Denise Costa é natural de João Pessoa,Paraíba. Em suas obras,tem demonstrado uma constante inquietação diante dos desafios humanos na sua visão de multidões e isolamentos como num caleidoscópio, onde busca uma expressão mais autêntica e humanizada da arte neste contexto contemporâneo.O seu trabalho já alcançou as principais capitais do país,e alguns países como Estados Unidos,França,Bélgica,Canadá,Equador,Chile e Itália.

Gina Dantas

Virgínia Bezerra Cavalcanti Dantas é natural do Recife, mas mudou-se ainda criança para João Pessoa, onde tem seu atelier. Iniciou suas pesquisas em cerâmica em 1984 na cooperativa do Kibutz Bror Chail em Israel. Teve influência dos mestres ceramistas de João Pessoa como Flavio Tavares, Chico Ferreira, Tota, Hermano Jose, Socorro Leal e Miguel dos Santos. Aprendeu a arte da queima com o ceramista paulista Yukio Tsukada, com quem atualmente trabalha em parceria. A artista modela esculturas femininas, híbridas, inspiradas em figuras mitológicas multiculturais, com acabamento em engobe. Gina Dantas tem 51 anos e participou, ao longo de mais de 20 anos de carreira de inúmeras exposições, tanto individuais como coletivas, no Brasil e no exterior. Sobre o seu trabalho, a museóloga Carmem Lucia Dantas diz:"As figuras roliças de Gina Dantas, de simbiologia genésica e ancestralidade andina, adquirem uma exuberância, ao mesmo tempo vigorosa e serena, na postura solene de uma expressão plácida e superior. Moringas pelo bojo da composição corpórea, mas divindades pela altivez e dignidade do porte, juntam-se nelas em espetacular convivência as lembranças de infânci, que a artista preserva com a sensibilidade dos que têm arquivo de memória, e uma natural erudição no tratamento pictórico de refinado bom gosto."